Cabana do Pescador
Dicas do Peró Cabana do Pescador
A Cabana do Pescador é o mais antigo e tradicional restaurante de praia de Cabo Frio. Jamil dos Anjos (71) comandou o lugar nos últimos cinquenta anos e, há três, arrendou o restaurante a um grupo de amigos que luta, não apenas para manter a tradição gastronômica, mas para ver a Cabana do Pescador reconhecida co-mo um patrimônio histórico e cultural de Cabo Frio.
Os irmãos Alexandre (36) e Ricardo Vidal (33) e o amigo Marcelo Ale-xandre de Souza (34) são de Friburgo, mas conheceram a Cabana do Pescador ainda na infância. Eles costumavam frequentar o restaurante com os pais durante as férias de verão no Peró. As lembraças da época é de viver num paraíso de beleza intocada e liberdade. As férias de infância influenciaram a formação do grupo: turismo e meio ambiente e a decisão de assumir a Cabana quando Jamil optou por sair de cena. Os amigos decidiram manter o lugar como no dia em que estiveram lá pela primeira vez e tiveram a sensação de pisar o paráiso.
A "Cabana" não tem rede de energia elétrica; música ao vivo nem pensar ... O som que se ouve é o das ondas nas pedras, do vento, do mergulho das gaivotas. Uma canoa, centenária, usada pelo pai de Jamil na pesca artesanal, serve como balcão. As bebidas, e os alimentos são conservadas como a meio século, no gelo, por isso o estoque é limitado, mas sempre fresco.
Conheça a História da Cabana do Pescador
A Cabana do Pescador servia anteriormente como abrigo e ponto de apoio para pequenas embarcações pesqueiras. A partir da década de 50, Pedro José dos Anjos, pai do Jamil, percebendo a necessidade de servir pequenas refeições e bebidas aos pescadores e aos poucos frequentadores da praia naquela época, optou por mudanças, transformando o antigo rancho na Cabana do Pescador. Ao longo dos anos, através das mãos do Jamil, o local tornou-se um restaurante.
Cabana do Pescador na TV GLOBO
Na ficção ele é ex-jogador, rico, morador do bairro Divino, pai de família e de raiz humilde. O famoso Tufão, interpretado pelo ator Murilo Benício está dando nome a um senhor de 71 anos de idade que mora na cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, interior do Rio de Janeiro.
Jamil Silva dos Anjos, o 'Tufão' de Cabo Frio, diferentemente do da ficção mora desde que nasceu na Cabana do Pescador, localizada na praia do Peró. O local que não tem energia elétrica e água encanada transformou-se desde o início do ano na casa de praia da novela Avenida Brasil.
Com dificuldade para andar e falar por causa da doença Mal de Parkinson, há três anos Jamil ganhou a ajuda de dois amigos na administração da cabana. O primeiro contato feito pela produção da novela Avenida Brasil foi no início do ano quando um produtor percorreu toda a Região dos Lagos atrás de um local que pudesse ser a casa de praia do Tufão.
''Quando ele chegou aqui e viu a Cabana disse que era o lugar mais adequado. Por ser de frente pra praia e também por causa da beleza e simplicidade.'' - disse Alexandre Vidal, um dos administradores.
Seu Jamil acompanhou cada detalhe da gravação. Quando perguntado qual atriz ele mais gostou, a resposta estava na ponta da língua: Tessália. ''Ela foi a que eu mais gostei. Ela é muito bonita. O abraço dela é muito bom.''